Crianças da escola primária de Arcozelo limparam margens do rio Mondego


No dia 3 de Junho de 2014 as crianças da escola primária de Arcozelo realizaram uma acção de recolha de lixo nas margens do Rio Mondego.



Esta actividade decorreu no final de uma acção de educação ambiental promovida em parceria com o CERVAS na qual foram devolvidos à Natureza 3 cágados-mediterrânicos que tinham sido resgatados de situações de cativeiro ilegal.



As crianças demonstraram um grande interesse em detectar e recolher vários tipos de materiais que se encontravam junto ao rio, desde pneus a sacos de plástico.


Ao mesmo tempo que iam encontrando lixo, descobriam e conheciam melhor alguma da biodiversidade do local e foi muito interessante ver o entusiasmo com que detectavam animais, como por exemplo borboletas e rãs, pedindo a sua identificação.


Nalguns casos, tiveram oportunidade de perceber o impacto negativo directo do lixo sobre alguns animais e conseguiram até salvar alguns que se encontravam presos em sacos de plástico, colocando-os posteriormente de novo em liberdade.



O objectivo principal desta acção foi alertar para a existência de bastante lixo numa das zonas mais bonitas do concelho de Gouveia e contribuir para que haja uma mudança de hábitos por parte de quem frequenta o local, no sentido de o deixar mais limpo após um dia de pesca ou de passeio.


O CERVAS agradece à escola primária e à junta de freguesia de Arcozelo e continua disponível para futuras acções que contribuam para uma maior divulgação e preservação da rica biodiversidade existente nesta bonita aldeia de Gouveia.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião